domingo, 25 de junho de 2006

O Caminho das Nuvens

Dizer que o ser humano e sua alma traiçoeira querem sempre mais do que têm ou podem conseguir, chega até ser clichê. Agora, o que a gente não se dá conta é da força dessa insatisfação constante e de como uma busca interminável pode destruir nossa própria alma, que aliás, é a única dona do espaço vazio que a gente reserva para os sonhos. Todos que estavam comigo e assistiram ao filme acharam lindo, choraram. Eu vi de uma maneira quase cruel, como os sonhos têm a forte capacidade de destruir nossa vida. É lindo dizer que eles, os sonhos, nos mantém vivos, mas eu não acredito nisso. Estou falando do filme “O caminho das nuvens” de Vicente Amorim. Aliás, as atuações de Cláudia Abreu e Wagner Moura são de enfeitiçar os olhos. A história de busca por uma vida melhor, pelo sonho da dignidade, para mim, não passa de uma resignação que nos mantém em um ciclo vicioso interminável.
O fato é que, quando a gente vive da busca por realização de um sonho ou projeto, as possibilidades passam pelo presente e nós não vemos, pois estamos com olhos fixos no futuro. Oportunidades passam, experiências morrem, e a vida, se perde antes mesmo de ser vivida. Isso o filme retrata muito bem: a vida morrendo pelo orgulho, pelo sonho de conquistar algo cada vez maior. E o presente, passa a servir apenas de passagem para o que a gente espera que venha lá da frente.
O casal, que saiu da Paraíba de bicicleta, antes com cinco filhos, conseguiu chegar ao Rio de Janeiro com apenas quatro, corrompidos pela urbanização acelerada, esquecendo as músicas de Roberto Carlos e ainda sonhando com algo maior, que passou a ser Brasília.
Se existisse de fato a "satisfação", nós não teríamos alma.
Samantha Abreu

2 comentários:

Anderson Almeida disse...

Olha! Estava esperando ver um texto como esse neste blog... além de ser uma crítica do filme é uma leitura de vida muito bem escrita... parabéns...

Anônimo disse...

olha, eu adorei esse filme achei mto legal...
nunca assistir um filme tão legal igual a esse
é mto massaaaaaa
bjussss
pra todos...
amigos do coracao...
xau