quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Que país é este?

Genial e sagaz como Millôr Fernandes só ele mesmo.
O livro "Que país é este?", de 1978 está sendo reeditado agora para cutucar nossas férias bobas. Assim ele mesmo, o escritor que tem como lema não se levar a sério, define o livro - aliás, o autor acha que o verdadeiro título deste livro deveria ser "Casa Grande e Sem Sala".
O livro reúne crônicas e ilustrações que refletem a realidade brasileira. E que, três décadas depois, continuam absurdamente atuais.
Vou colocar aqui alguns trechos divinos sobre as técnicas para se comprar um apartamento.

DA ARTE (OU TÉCNICA) DE COMPRAR (OU ALUGAR) UM APARTAMENTO

Afinal você reuniu o tutu suficiente pra comprar um teto onde poderá repousar sua cabeça da fadiga de tantos anos de labuta etcétera e tal e coisa. Mas como não tem experiência em matéria de tetos é bem capaz de comprar nabos em sacos, gato por lebre, alhos por bugalhos e outras disparidades que tais. Para evitar isso apontamos aqui as coisas principais a verificar:

Fundações — Observe se as fundações estão bem fundadas. Utilize uma carga de dinamite de dez a trinta quilos sob os pilares centrais. Se o prédio resistir é bastante sólido.

Teto — Olhe para cima e veja se o apartamento tem teto. Se não tiver teto e, em vez do vizinho de cima, você avistar o céu não reclame logo: pode ser que você esteja comprando uma cobertura.

Garagem — Esses edifícios modernos possuem, geralmente, uma garagem tão pequena que cada proprietário tem direito a guardar apenas metade do carro. Sendo assim, veja pelo menos se consegue, com o síndico, um arranjo para guardar um dia a parte da frente do carro, outro dia a parte de trás. Caso não seja possível tente o acordo de guardar o carro inteiro dia sim dia não.

Crianças — Veja se o regulamento permite crianças e outros animais. Caso ele permita crianças, verifique se onças e panteras são proibidas ou são consideradas legítima defesa.

Banheiro — O banheiro deve ter pia, banheira, chuveiro, vaso e bidê. Em todas essas peças, deve haver canos, dos quais, nos momentos necessários, saia água. Sobretudo no chuveiro. Ou você se lava a seco?

Armários embutidos — Conte o número e o tamanho dos armários embutidos. Conte com cuidado porque muitas vezes você pensa que está diante de um armário embutido e está diante do quarto de empregada. As empregadas dos apartamentos modernos adoram dormir em pé.

Nenhum comentário: